Benefícios da comida congelada embalada a vácuo

Quando o assunto é ter uma alimentação saudável numa rotina agitada, recorrer à comida congelada é uma das alternativas mais comuns.

Existem diferentes maneiras de manter as refeições saborosas para o consumo, mas uma delas conserva não apenas o sabor por mais tempo como também as propriedades nutritivas. Conheça a seguir os benefícios da comida congelada embalada a vácuo.

 

Como funcionam as embalagens a vácuo para comida congelada
Os alimentos que consumimos se deterioram, principalmente, por dois motivos: a ação dos microrganismos e o contato com o oxigênio. Essa ação é muito visível, por exemplo, com a banana e maçã na fruteira, expostas às condições do tempo.

Rapidamente, num prazo de poucos dias, esses alimentos passam do ponto de maturação ideal ao apodrecimento. Por outro lado, quando os ingredientes são higienizados e embalados a vácuo ambos os fatores têm sua ação reduzida.

Portanto, adotar a embalagem a vácuo significa que o alimento não terá contato com o oxigênio e outros gases – pois o ar é retirado por meio da sucção. Assim, com a embalagem selada, nem microrganismos, nem o oxigênio entrarão em contato a comida. O resultado é que o conteúdo da embalagem permanece conservado por mais tempo.

 

Benefícios da comida congelada embalada à vácuo 
Utilizar essa técnica ajuda a preservar o valor nutritivo dos alimentos. Isso, porque as vitaminas, minerais e outras substâncias importantes para a nutrição não entram em contato com o ar. Além disso, o paladar também é bastante beneficiado.

A umidade, consistência, textura, sabor e cor dos alimentos não se alteram – assim, ficam com apresentação e degustação mais semelhante àquela dos pratos recém preparados. Em outras palavras, os alimentos congelados embalados a vácuo ficam sempre com cara de fresquinhos.

 

O que é o ultra congelamento e seus principais benefícios 
Esses benefícios se conservam, principalmente, nas refeições à vácuo que utilizam o ultra congelamento.

Essa técnica, também conhecida como congelamento rápido, permite congelar os alimentos numa velocidade superior ao congelamento tradicional (como no freezer ou congelador de casa). Assim, ele consiste em gelar as refeições e porções da forma mais rápida possível.

Para isso, os alimentos são submetidos a temperaturas extremamente baixas, mantendo as características nutricionais praticamente intactas. Isso se dá por conta do processo de ultra congelamento – em que as partículas de gelo formadas são minúsculas. Desse modo, garante-se o mínimo de alteração em relação ao produto original.

Nesse sentido, as refeições ultra congeladas são uma das opções mais interessantes para quem não tem tempo de cozinhar no dia a dia, mas preza por um cardápio saudável. Em suma, possuem o sabor original dos ingredientes utilizados.

Além disso, mantêm o valor nutritivo. Por isso, são excelentes aliadas para uma rotina mais equilibrada e prática. Ao mesmo tempo, essa técnica permite que alimentos frescos e naturais possam ser conservados por mais tempo que em condições normais, sem aditivos ou conservantes.

Assim, unindo a embalagem à vácuo, com a técnica, é possível oferecer uma solução para todos esses problemas.  Essa combinação preserva tanto as propriedades sensoriais (como a cor, sabor e odor) e  as propriedades nutritivas (vitaminas, antioxidantes e afins) – sem a necessidade de utilizar aditivos químicos prejudiciais à saúde.

Refeições da Vila Duverdii – praticidade, sabor e ingredientes de qualidade 
Com esse tipo de tecnologia,  o gostinho da comida caseira não precisa ser substituído por alimentos cheios de sódio e industrializados. As refeições da Vila Duverdii unem praticidade, sabor e equilíbrio nutricional.

São preparadas com ingredientes naturais, sem aditivos químicos e a maioria dos vegetais são orgânicos. Em nosso cardápio existem opções para todos os momentos da sua rotina. Desde refeições completas a snacks e alternativas vegetarianas. É tudo pensado para você poupar tempo e ainda ter acesso a pratos deliciosos.

As refeições podem ser preparadas de dois modos: no microondas ou banho-maria. Todos os alimentos vem com a indicação do tempo de micro-ondas em seu rótulo. Já quem optar pelo banho-maria, deve colocar as embalagens no fogo em um panela com água suficiente para cobrir o produto.

O tempo de fervura também se encontra na embalagem. No site da Vila Duverdii você confere as instruções detalhadas para o preparo no microondas ou em banho-maria.

Embalagens das refeições da Vila Duverdii são livres de BPA
As refeições congeladas são entregues em porções individuais, cada uma embalada em um saquinho de plástico com a cor de cada grupo (proteína, carboidrato, vegetal, salgados e doces).

O material desses saquinhos possui 3 componentes: o BOPP, PE e PEBD! Os dois primeiros na parte de fora, e o último na parte de dentro. Assim, apenas o PEBD entra em contato com os alimentos. É importante salientar que nenhum deles possui Bisfenol.

Existem três tipos de Bisfenol (BPA, BPS e BPF). O mais conhecido é o BPA, um dos químicos produzidos em maior volume mundialmente. É utilizado em garrafas PET, embalagens, latas de conserva e até produtos eletrônicos. É um material mais rígido, diferente dos nossos saquinhos, que são bem flexíveis. Em resumo, o BPA passa bem longe dos nossos alimentos.

Vale lembrar que essa substância tem efeitos prejudiciais à saúde. Entre os malefícios conhecidos estão: a alteração dos hormônios da tireoide, liberação de insulina pelo pâncreas, por exemplo. Além disso, desequilibram o sistema endócrino, desajustando as dosagens hormonais.

Os efeitos do BPA no organismo podem causar aborto, anomalias, infertilidade, câncer de mama e de próstata, déficit de atenção, de memória visual, diabetes, obesidade, doenças cardíacas, síndrome dos ovários policísticos, entre muitos outros.

A embalagem da comida congelada Vila Duverdii é reciclável 
Acreditamos que a relação com a comida deve fazer bem não somente ao nosso corpo, mas também ao meio ambiente. Por isso, sempre tivemos atenção ao impacto ambiental, desde a escolha dos ingredientes à embalagem.

Por isso, temos uma parceria com o selo EuReciclo. Isso garante a reciclagem do equivalente a 100% do plástico emitido. Fomos a primeira parceira do selo a trabalhar neste modelo, sendo que a legislação brasileira pede que apenas 22% do material gerado seja reciclado.

Assim, utilizamos nas embalagens das porções e nas sacolas de entrega o plástico verde, derivado da cana-de-açúcar e identificado pelo selo I’m Green.

Ah, e a preparar os nossos saquinhos para a reciclagem é moleza. Recomendamos passar uma água depois da utilização para remover os resíduos mais grossos. Desse modo, elas ficarão sem cheiro ruim e mais limpinhas. Isso facilita o processo de separação de materiais. Por último, é só fazer o descarte correto.

Com a Vila Duverdii, você tem acesso à refeições saborosas, práticas, nutritivas e ambientalmente responsáveis. Um prato cheio, não é?

Picture of agenciaampli

agenciaampli

Deixe um comentário

Sobre Nós

Nós somos o Empório Vila Duverdii e levamos em cada prato uma pitada de amor e paixão pelo que fazemos.

Postagens recentes

Siga-nos

Assine a nossa newsletter

Receba nossas novidades